Seja bem-vindo ao nosso site!
ÁREA RESTRITA
Abrir Menu

Tire suas dúvidas através do nosso sistema de pergunta e resposta abaixo

Ao mandar um equipamento para calibrar em laboratório especializado, este precisa ser ter padrões calibrados pela  RBC, pois assim o INMETRO já garante a rastreabilidade nas avaliações do laboratório

 

Caso você não calibre em laboratórios pertencentes à RBC, o mesmo deverá disponibilizar cópia do padrão utilizado na calibração, conhecido como “Rastreabilidade da Medição” e o cliente deverá anexar esse documento ao Certificado de Calibração do Equipamento, a fim de comprovar ou evidenciar a rastreabilidade do equipamento. O que não significa que a qualidade de sua calibração não seja superior até de um laboratório acreditado. Necessitando o mesmo somente ser certificado por algum orgão governamental que ateste sua capacidade para exercer tal função. Conforme informatico do INMETRO na RDC 16.

 

Em empresas que prestam serviços e incluem a calibração como item, devem ter laboratórios parceiros e apresentar as certificações a cada renovação dos equipamentos. Caso tenha dúvidas sobre os laboratórios do seu futuro prestador de serviços, solicite o nome das empresas laboratoriais e valide junto a sua equipe de qualidade antes de contratar este serviço.

 

Outros fatores relevantes:

O critério de aceitação utilizável para a calibração de equipamentos é dado pelo próprio fabricante. A partir daí é possível verificar se o equipamento está dentro ou fora do limite tolerável de erro (ou seja, seu erro máximo admissível).

 

Em suma, um equipamento de medição aprovado para o uso significa que o erro total (erro sistemático e incerteza da medição) definido pela calibração é inferior ao erro máximo especificado. Por isso, a calibração dos instrumentos de medição se constitui como uma ferramenta básica para assegurar a rastreabilidade de uma medição, pois inclui a determinação das características metrológicas de um instrumento, que é obtida por meio de comparação direta entre os resultados do instrumento em calibração com padrões predefinidos.

 

Por isso repetimos que após uma calibração, a empresa deve fornecer um certificado e etiquetar o equipamento, garantindo o seu desempenho. Mas fique de olho: este certificado de calibração tem validade de 1 ano. Todos os anos, para segurança na conformidade dos dados, a calibração deve ser renovada.